Financiamento para Empresas: Como Funciona o FINAME do BNDES

Necessitando de financiamento para gerar produtividade para o seu negócio? Atualmente, há algumas formas de conseguir financiamento para isso e uma delas é o FINAME, financiamento pelo BNDES- Banco Nacional do Desenvolvimento.

​Quer saber detalhes de como ele funciona? Saiba tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de financiamento, na nossa postagem de hoje!

Entendendo o Finame​

Como dissemos acima, o FINAME é um financiamento oferecido pelo BNDES e que é feito com o auxílio de outras instituições credenciadas com o mesmo. Ele foi feito para auxiliar pessoas que tenham empresas voltadas à produção de algo que necessite o uso de máquinas e equipamentos de ponta.

Atualmente, esse tipo de financiamento tem beneficiado pequenas e médias empresas que necessitam desse tipo de investimento, que muitas vezes é caro para se arcar com os próprios custos.

Como Funciona?

Esse tipo de financiamento é feito de algumas formas, de acordo com a necessidade da empresa, podendo ser:

1. Financiamento para a Compradora​

É um apoio à micro, pequenas e médias empresas que necessitam de apoio para adquirir máquinas e equipamentos novos que possam ser utilizados por terceiros. Tal modalidade é feita mediante contrato de comodato e também para as empresas que possuem objetivo social e sem sublocação.

2. Financiamento para o Fabricante​

É um apoio voltado diretamente à produção e é dado durante o período de fabricação de determinado produto para compras de máquinas e equipamentos.

3. Financiamento para a Comercialização

​É o tipo de financiamento que serve de apoio ao fabricante para vender máquinas e equipamentos negociados com compradoras.

financiamento finame

Linhas de Financiamento

A partir dessas três formas de financiamento, o FINAME, se divide em linhas de financiamento que possui objetivos e condições especificas para cada empresa, sendo:

1. BK Aquisição

É uma aquisição e comercialização de bens de capital. Ele foi feito para auxiliar empresas que necessitam de financiamento de máquinas, equipamentos, bens de informática, desde que não incluam transportes.

2. BK Aquisição Ônibus e Caminhões

É um financiamento próprio para aquisição e comercialização de transportes (como ônibus, caminhões, aeronaves que sejam executivas, entre outros).

3. BK Produção

É um financiamento feito para capital de giro, destinado a produtores de máquinas, equipamentos, automação e informática.

Quem Pode Solicitar o FINAME?

  • Fundações e sociedades com sede no Brasil.
  • Empresas com CNPJ e Registro Público de Empresas Mercantis.
  • Pessoas jurídicas.
  • Autônomos que trabalhem com cargas e sejam residentes no país.
  • Associações, cooperativas, sindicatos, clubes e instituições que se assemelhem.

Como Conseguir Financiamento pelo FINAME

Primeiramente, para a sua empresa conseguir o financiamento para máquinas e equipamentos, é preciso que ela seja cliente de uma instituição financeira que seja parceira do BNDES, e apresentar faturamento de no mínimo 12 meses. Feito isso, os passos para conseguir o FINAME serão os seguintes:

como conseguir finame

1. Ir à agência

Procurar a agência em que sua empresa possui conta e verificar os documentos necessários para adquirir a contratação. É necessário falar pessoalmente com a agência, pois cada linha de financiamento é um tipo e requer uma documentação.

2. Aguardar o período de análise

Após esse procedimento, será feita a análise de documentação e outra de crédito, que seguirá para aprovação do BNDES. O período de análise pode ser variável para cada agência.

3. Contrato e Liberação de Recursos

Caso a documentação da sua empresa seja aprovada, será feito um contrato com os trâmites necessários para que a negociação seja validada. E para que os recursos sejam liberados, eles você precisará também apresentar uma Nota Fiscal sobre o bem faturado, na agência do seu banco, onde será realizado um pedido de liberação juntamente com o BNDES.

Quando ocorrer a liberação de recursos, eles serão repassados ao fornecedor.

Esclarecendo Outras Dúvidas

Nem todos os tipos de empresas e negócios são apoiáveis pelo FINAME do BNDES, entre eles estão:

  • ​Empresas que se destinam a atividade de produção florestal, incluindo florestas nativas.
  • Empresas que estejam relacionadas ao comércio de armas.
  • Empresas que estejam ligadas ao setor de motéis, saunas, termas.
  • Empresas que estejam relacionadas a jogos de prognósticos.
  • Atividades bancárias ou financeiras que não estejam relacionadas ao apoio para microcréditos.
  • Empresas que estejam ligadas ao setor imobiliário (exceto haja necessidade de apenas um equipamento isolado, sem projetos vinculados).
  • Empresas ligadas ao garimpo.
  • Empresas com incentivos fiscais (que estejam com projetos sociais envolvidos).

Outra questão importante é que esse financiamento não apoia aquisição de terrenos e desapropriações dos mesmos, despesas que incluam taxas internacionais e que envolvam animais para revenda.

Se deseja ver um pouco mais a fundo as políticas do BNDES para obter o FINAME, acesse aqui http://www.bndes.gov.br/bndesfiname

Tesoure

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Comment: