Aposentadoria e Planos de Previdência: Como se Preparar

Em algum momento da vida, todos são obrigados a pensar no futuro da vida financeira, inclusive na aposentadoria, que é a remuneração de um trabalhador após completar anos de exercício de atividade em determinada função, e que garante também outros benefícios em casos de doença, invalidez, morte ou gravidez.

​A aposentadoria é um direito de todo cidadão, independente de ele trabalhar em uma empresa, ser empresário, microempreendedor ou autônomo, e em cada caso há uma maneira sobre como investir na aposentadoria.

Quer saber os detalhes? Confira na nossa postagem de hoje!

Perceba Que​

​Chegará um certo momento de sua vida que você se sentirá mais cansado para trabalhar. Nem sempre isso ocorre por questões de saúde frágil, mas sim por que há um processo natural do nosso corpo que ocorre de maneira gradual e contínua: o envelhecimento.

​E para se ter uma qualidade de vida melhor na velhice, é importante pensar na questão financeira desde o presente, percebendo os seguintes pontos:

  • ​Com que idade quero parar de trabalhar?
  • Eu tenho poupado uma parcela da minha renda para o futuro?
  • Que quantia quero receber quando me aposentar?
planejamento aposentadoria

Estes três pontos serão importantes para saber a partir de quando e quanto você irá contribuir para o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, que é o órgão do Governo Federal responsável por pagamentos de aposentadorias e os demais benefícios garantidos por lei aos trabalhadores como 13° salário, reabilitação profissional, auxílios maternidade, doença, acidente, família.

​Tipos de Aposentadoria

A aposentadoria pode ser:

  • Por tempo de contribuição
  • Com fórmula 85/95 (soma da idade com tempo de contribuição)
  • Especial (casos especiais de saúde, ocorrido em empresas)
  • Por Idade
  • Por Invalidez
  • Proporcional (entre idade e tempo de contribuição)

Para saber qual a opção que se encaixa ao seu caso, indicamos que você consulte uma Agência da Previdência Social.

Como Investir para a Aposentadoria

É possível saber como investir na aposentadoria de acordo com cada forma de trabalho: sendo funcionário, empresário, microempreendedor, ou como autônomo.

​Entre estas modalidades, há uma forma de contribuir para o INSS, vamos a elas:

1. Funcionário ​

​É a própria empresa que tem a responsabilidade de contribuir para o INSS, garantindo a aposentadoria dos seus funcionários. Para saber se a empresa que você trabalha tem feito esta contribuição corretamente, acesse o site da Previdência e procure por "Extratos de vínculos e Contribuições".

Para fazer a consulta, você vai precisar informar o NIT/PIS/PASEP e uma senha que só pode ser obtida em uma Agência da Previdência Social. Para facilitar, você pode fazer o agendamento pelo número 135.

aposentado bengala

2. Empresário​

O empresário também pode contribuir para o INSS, ou melhor: deve, pois dessa forma ele evita fiscalizações da Receita Federal. A única diferença é que ele mesmo pagará a sua contribuição.

​Como um empresário possui muitos custos, não só de salários dos empregados, mas também custos mensais para trabalhar, impostos e um caixa que é da empresa, ele precisa definir quanto é o seu salário para depois começar a contribuir como "Contribuinte Individual".

​Estes detalhes de salário isso pode ser resolvido facilmente com um contador de confiança da empresa.

3. MEI - Microempreendedor Individual​

​O MEI - Microempreendedor Individual conta com um carnê, onde é pago um valor para que ele continue em sua posição de MEI e possa emitir notas aos seus clientes ou até mesmo contratar um funcionário por custos mais baixos.

​Neste carnê já é descontado o valor para o INSS, que garante ao microempreendedor o valor de um salário mínimo, após tempo mínimo de contribuição estipulado. Para maiores informações consulte o Portal do Empreendedor.

4. Autônomo

Outra forma de investir na aposentadoria é como autônomo. Para isso, você precisa fazer sua inscrição no PIS - Programa de Integração Social, e escolher o tipo de contribuição que se encaixa no seu perfil: "Contribuinte Individual", preencher a GPS - Guia da Previdência Social e pagar o documento que será emitido.

Qual é o valor da contribuição?

porco poupança

Uma questão que deixa dúvida sobre como investir na aposentadoria é de quanto é essa contribuição para o INSS, e a resposta é: depende.

​Tirando o carnê que é disponibilizado para MEI, que já inclui uma porcentagem do valor direcionada ao INSS, as outras opções dependem do teto salarial (para funcionários) ou de quanto o contribuinte ganha por mês (para empresário e autônomo).

Para tirar sua dúvida de forma fácil, calcule aqui.​

Fonte Fotos: Pixabay​

Tesoure

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Comment: