5 Dicas Práticas para Limpar o Nome Passo a Passo

limpar o nome

Você fez algumas contas a mais, achava que ia conseguir quitar, acabou se enrolando em dívidas e ficou com o nome sujo?

​Certo, isso pode acontecer com qualquer pessoa. Basta não controlar bem os gastos ou, por algum motivo, perder parte do seu orçamento financeiro, porém, atualmente, há algumas formas que você pode aderir para quitar as suas dívidas e ficar com o nome limpo novamente.

Confira 5 dicas práticas que vão ajudá-lo a limpar o nome, passo a passo:

1. ​Confira aonde seu nome está sujo

Já aconteceu com algumas pessoas de elas saberem que o nome delas está sujo na hora de efetuar alguma compra, às vezes por uma dívida um tanto boba, extremamente baixa, portanto procure saber qual instituição financeira ou comércio você está negativado para limpar o nome o quanto antes, dessa forma você evita dores de cabeça ou algum constrangimento desnecessário.

Uma das formas mais fáceis de consultar o nome, atualmente, são pelos sites Boa Vista e Serasa Experian.

conferindo nome sujo

2. Fique atento aos prazos de cobrança​

​Nenhuma empresa coloca o nome do cliente logo de cara no SPC, Serasa e em qualquer outro órgão de cobrança, antes, há as tentativas de acordo e um certo prazo, visando a sua disponibilidade financeira para cumpri-lo, portanto, antes de sujar o nome, procure ver o máximo de acordos possíveis para quitar sua dívida.

3. Não faça acordos altos​

​Na hora de fechar um acordo com alguma empresa, procure calcular cada parcela, ver se os juros valem a pena e se você conseguirá arcar com aquela despesa, mensalmente.

Nunca aceite qualquer acordo, procure sempre conversar ao máximo para não fechar um muito alto, se não ao invés de limpar o nome, o risco é que aquele acordo se torne uma nova conta, virando uma verdadeira “bola de neve” na sua vida financeira​

feirão limpa nome

4. Fique atento as oportunidades para limpar o nome

Uma boa maneira de limpar o nome e que tem gerado bons resultados para muitas pessoas são as promoções que algumas empresas oferecem, com a metade do preço, para a quitação de dívidas, que costumam ocorrer uma vez ao ano.

​Há ainda, dentro do site do Serasa Experian um auxílio para quem está inadimplente e deseja limpar o nome o mais rápido possível, que é o Feirão Limpa Nome Online, onde a plataforma direcionará o cliente para entrar em contato com a empresa que ele deve para negociar um valor mais baixo.

O serviço é gratuito e muitas empresas já aderiram ao Feirão (para saber mais confira aqui)

5. Solicite certidão em cartório

Solicite uma certidão no cartório no qual o título foi protestado. Nela constará todos os dados do protesto e poderá entrar em contato com a empresa para negociar a sua dívida.

Depois de negociar e efetuar pagamento, peça à empresa que faça uma carta, com reconhecimento de firma alegando que o protesto seja cancelado e não há mais dívidas.

Se você deve apenas para uma empresa, essa é uma forma mais rápida de limpar o nome, caso ele tenha ido à protesto.

Atenção

atenção

Alguns mitos e dúvidas sobre limpar o nome circulam na internet de uma forma equivocada. Eles são muito comuns e você deve prestar atenção para não ficar com a ideia errada, inclusive na hora de verificar seu nome ou resolver uma pendência, portanto fique atento às seguintes coisas:

  • Após efetuar pagamento de dívidas, os órgãos de proteção ao crédito têm até 5 dias úteis para retirar o seu nome do protesto, conforme é estabelecido por lei.
  • A dívida não “caduca” em 5 anos, o que prescreve é o prazo de cobrança. Se uma empresa não cobra o cliente dentro desse período, ela não tem mais o direito de cobrá-lo, logo o nome dele fica limpo novamente, mas fica registrado que não houve pagamento de dívida nos registros da empresa, podendo ser prejudicial, caso você queira fazer compras futuras no mesmo lugar.
  • Fique atento aos acordos que fizer. Caso você não cumpra o prazo de pagamento dos mesmos, seu nome pode ficar restrito novamente por mais 5 anos, então evite para não ficar com o “nome sujo na praça”, ainda por mais tempo.

Créditos de Imagens: Credit Performance/Pixabay

Tesoure

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Comment: